quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Copa 2014 no Brasil: sonho ou ilusão?

Estamos perto da Copa de 2010, mas o Brasil já pensa em 2014 como a sede de mais um mundial de futebol. Disso, modéstia parte entendemos: futebol. Único país a ser pentacampeão, o Brasil ostenta cinco estrelas de copas inesquecíveis: 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.

Até aí, ótimo. Mas sediar um mundial que é um sonho de todos nós parece mais uma ilusão quando saimos para a realidade do país: desemprego, caos na saúde, insegurança, violência, problemas sociais e de infra-estrutura.

Temos hoje como recepcionar 32 seleções? Não podemos ser atendidos sem medo nos hospitais, não podemos andar a qualquer hora pelas ruas com medo da violência, não temos direitos individuais preservados, lutamos para estudar e depois não conseguimos emprego, pagamos anos de previdência para se aposentar com salários de miséria e fome. Lembrando que tudo isto por vários e vários anos, por décadas e gerações por gerações.

Temos que priorizar nosso povo com dignidade que ele merece: saúde decente, ensino de qualidade, comida farta e de preço justo, emprego e renda, cidadania de verdade, habitação digna, segurança, entre outros assuntos que hoje estão em segundo plano de prioridade nacional.

Não precisamos de Copa, precisamos de um país mais justo e humano para nossos brasileiros de todas as idades. Organizar uma Copa dispensará milhões de reais que faltarão na mesa do trabalhador e na escola dos filhos. Não temos nem transporte coletivo decente. Você acha justo o Brasil, neste momento, priorizar a realização de uma Copa do mundo? Opine! Aqui o bate papo é livre, é seu.

Um comentário:

Anônimo disse...

Naturalmente que não. O Brasil deve, obrigatoriamente, dar prioridade aos seus principais problemas como segurança (que está uma porcaria como sempre), educação (uma M...), saúde (morta, só falta ser sepultada), etc...